Alice Frade é licenciada em Antropologia pela Universidade Nova de Lisboa. Depois de alguns anos a lecionar no ensino secundário começou a trabalhar com organizações da sociedade civil como coordenadora de projectos, consultora e formadora nas áreas da Saúde, Educação, Género, Cooperação, Desenvolvimento e Direitos Humanos – em Portugal e outros países europeus, bem como em Moçambique, S.Tomé e Principe, Cabo Verde e Guiné-Bissau.
Foi durante alguns anos docente convidada nas Escolas Superiores de Enfermagem de Lisboa e Ponta Delgada – Saúde Materna, Juvenil e Trabalho Comunitário; e também no Seminário sobre Mutilação Genital Feminina na Pós Graduação de Antropologia e Direitos Humanos da UNL.
Autora, co-autora e coordenadora de publicações e artigos sobre temáticas de Educação Sexual, Mutilação Genital Feminina, Igualdade de Género, Violência e Abusos Sexuais, Trabalho Comunitário, VIH/SIDA, Saúde Materno-infantil, Direitos Humanos e Desenvolvimento, ente outras.
Consultora da série Príncipes do Nada para a RTP 1. Tem integrado ao longo dos últimos anos várias redes e plataformas nacionais e internacionais -sobretudo a nível Europeu e junto das Nações Unidas- com actuação nas temáticas já referidas com enfoque especial em iniciativas de advocacy política e campanhas IEC- Mudança de Comportamentos.
Deixou em 2012 a Associação para o Planeamento da Família onde trabalhou, durante 24 anos, primeiro como Coordenadora Regional, Adjunta de Direção Executiva e depois como Responsável do Departamento de Cooperação e Desenvolvimento.
Foi responsável, por exemplo pela criação de diferentes serviços de atendimento para jovens, incluindo Sexualidade em Linha, grupos de trabalho em matéria de Abusos Sexuais em Crianças e Adolescentes, Mutilação Genital Feminina e outras Práticas Nefastas, Direitos Sexuais e Reprodutivos e Direitos das Mulheres, entre outros. É desde 2013 Directora Executiva da P&D Factor – Associação para a Cooperação sobre População e Desenvolvimento, parceira do UNFPA em Portugal.
Nos últimos anos tem estado envolvida em trabalho com países como Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e Portugal, entre outros, nas temáticas de Desenvolvimento Sustentável, Educação & Saúde e Educação Sexual e Reprodutiva, Igualdade, Direitos Humanos, abandono da MGF e Casamentos Precoces, entre outros. É sócia fundadora e voluntária das associações CCC- Coração Com Coroa e FEM – Feministas Em Movimento.
Este podcast é conduzido pela nossa host residente e membro da equipa do projeto – Débora Amorim Radanovitsck.